Wednesday, October 16, 2013

Marktest

Sobe expectativa dos portugueses

O Barómetro Político Marktest de Setembro revela uma melhoria do índice de Expectativa, mas os portugueses mantêm um sentimento negativo relativamente à evolução da situação económica pessoal e do país.

Estudos de Opinião    ,  Grupo Marktest, Ontem
Os dados do Barómetro Político da Marktest, mostram que o índice de expectativa apresentou em Setembro um valor de 32.2%, o valor mais elevado desde Setembro de 2010. Ainda assim, o clima de pessimismo persiste.
A população feminina continua a ser mais pessimista, comparativamente à masculina (com índices de 31.0% e 33.6%, respectivamente).
Relativamente aos resultados obtidos segundo a idade, destaque para a população entre os 18 e os 34 anos, que em Setembro era a menos pessimista (com um índice de 39.7%). Os indivíduos entre os 35 e os 54 anos registaram um índice de 33.5% e a população com mais de 55 anos era a mais pessimista, não indo além de 25.8%.
Por região Marktest, os valores apresentados em Setembro colocaram todas as regiões num clima de Pessimismo Moderado (quando o índice oscila entre 25% e 50%). A região mais pessimista foi o Interior Norte, que registou 28.3%, seguida da Grande Lisboa e do Grande Porto com 30.8% e 31%, respectivamente. A região Sul registou 32.4% e o Litoral Centro 33.2%. O Litoral Norte foi a região menos pessimista, alcançando um índice de 37.9%.
Os indivíduos das classes sociais Média Baixa e Baixa foram em Setembro os mais pessimistas com um índice de 28%. Seguiu-se a população das classes Alta e Média Alta com 34%, sendo a classe Média a menos pessimista com 38.8%.
Tal como em meses anteriores, a população cuja intenção de voto é PSD manteve-se mais optimista do que aquela que tenciona votar PS. Em Setembro, a população cuja intenção de voto é PSD registou um índice de Expectativa de 58.4% (Optimismo Moderado), enquanto nos inquiridos cuja intenção de voto é PS, este índice não foi além de 26.3%.
O Índice de Expectativa é um indicador recolhido regularmente pela Marktest desde Março de 1990, junto de indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal Continental.
Para a aferição do índice utilizamos uma base de cerca de 800 entrevistas.
Aos inquiridos são colocadas 2 questões:
- Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?
- E em relação à situação económica do país, pensa que daqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior ?
O Índice de Expectativa face à situação económica resulta da conjugação das respostas obtidas a estas duas questões. Para a construção do índice é atribuído um valor de 100 às respostas "MELHOR", 50 às respostas "IGUAL" e 0 às respostas "PIOR", não entrando na análise os indivíduos que não responderam às questões. O índice geral resulta de uma média dos índices parciais.
Valores acima dos 50 pontos traduzem expectativas positivas e valores abaixo dos 50 pontos traduzem expectativas negativas, aconselhando-se para a interpretação dos resultados a seguinte grelha de análise:
Valor do Índice de Expectativa
0-25 Pessimismo acentuado
25-50 Pessimismo moderado
50-75 Optimismo moderado
75-100 Optimismo acentuado
Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

No comments: